quarta-feira, 16 de julho de 2014

As crônicas das primeiras conquistas marítimas portuguesas


Os portugueses foram um fator muito importante para a descoberta de novos “mundos” encontrados durante suas navegações, vários lugares desconhecidos até então pelo homem. Um ponto importante para que tudo isso fosse feito, foi através da atividade marítima, entre o comércio e suas especiarias. Essas navegações permitiram uma série de descobertas durante principalmente a Idade Média e a Idade Moderna. Foram grandes responsáveis por inovações tecnológicas para encarar as navegações sobre o Oceano e grandes avanços culturais, já que a medida que se vão descobrindo novos povos, também conheciam culturas diferentes das demais.
 O foco deles era chegar as Índias, que conseguiram depois de muitos investimentos e conquistou uma remessa de lucros sobre os produtos lá encontrados, uma novidade para a população que remeteu tanto faturamento. Sua rota no Atlântico se estendeu, alcançando terras e tomando posse sobre elas. E assim, o mapa do mundo foi se expandindo, com novos países até então não visitados e alguns não conhecidos, graças a curiosidade e ambição portuguesa.
Durante esse período de expansão marítima, Pedro Álvares de Cabral dito pelos cronistas um “grande herói” descobriu o Brasil, uma das suas conquistas mais importantes e marcantes de suas navegações e foi responsável por sua colonização. Logo depois, outros dois marcos importantes foi a chegada a China e ao Japão. E este foi o último que marcou o fim de suas navegações, descobertas e colonização.
Contudo, percebemos que as Grandes Navegações Portuguesas foram importantes para a remodelagem do mapa mundial, pois revelou novos lugares nunca explorados até então, trazendo novas culturas ao novo mundo. Por isso considerado pelos cronistas feitos heróicos, que mudaram completamente a noção do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário